Noite Estrelada

01-06-2014 12:00

   A Noite Estrelada, criada por Vincent van Gogh enquanto estava no asilo em Saint-Rémy-de-Provence de 1889-1890, é uma das obras mais conhecidas do pintor holandês. Neste tempo, Van Gogh encontrava-se muito ligado à religião. A criação deste quadro teve como origem o seu estado psicológico, estava muito frágil e o seu pensamento era muito sensível a qualquer acontecimento.

   A Noite Estrelada foi pintada de memória e não a partir da vista correspondente de uma paisagem, por isso acredita-se que este é o principal motivo pelo qual a Noite Estrelada causou e causa tanto impacto em quem a observa. Enquanto estava no asilo, pintou vários quadros da região de Provence, utilizando cores fortes e cores primárias, como o amarelo e o azul, rompendo com a fase do Impressionismo e criando um estilo particular.

   No quadro podemos observar uma paisagem que mistura o real com imagens da sua memória. É notável o contraste entre a calma de Provence e o caos celestial. Os ciprestes são o elo de ligação entre a terra e o céu. A obra é dividida horizontalmente pela linha do horizonte e verticalmente pelos ciprestes. Existe um contraste das pequenas casas que se localizam num plano mais afastado com o cipreste do primeiro plano, equilibrando a composição. As pinceladas são curvilíneas e integram-se de maneira rítmica sobre a superfície da pintura. As estrelas brilhantes parecem-se com sóis e as ondas luminosas cortam o centro da tela e ganham vida. A lua recebeu a forma do Sol e o vilarejo, com a sua igreja de torre alta, não parece dar importância ao céu estrelado, cheio de vida, destacando-se isoladamente. É utilizada a técnica do óleo sobre a tela. 

   Em relação à Noite Estrelada, Vincent diz: “A noite é muito mais viva e colorida do que o dia”, notando-se uma pintura objetiva e rigorosa ao mesmo tempo.

   A pintura de Van Gogh foi inspiração para músicas, peças de teatro, filmes e inúmeras imitações de um dos quadros mais conhecidos em todo o mundo. A obra situa-se na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e é observada por milhares de visitantes.

 

Contactos

Filosofia da Arte filosofia101@hotmail.com